Celular completa 50 anos; você sabe por que ele tem esse nome? Diário Explica

Deni Zolin

Celular completa 50 anos; você sabe por que ele tem esse nome? Diário Explica

A primeira ligação de telefonia celular no mundo completou 50 anos nesta segunda-feira (3). Em 3 de abril de 1973, o engenheiro da Motorola Martin Cooper estava na 6ª Avenida, em Nova York, com o primeiro celular do planeta, um DinaTAK 8000x, que pesava 1,1 quilo, e ligou para um diretor da Bell Labs. Cooper tem hoje 94 anos.

– Estou ligando a você de um celular, mas de um celular de verdade, um celular pessoal, de mão e portátil – disse Cooper, há 50 anos.

Nos anos 1990, a tecnologia se popularizou e chegou também ao Brasil. Hoje, o mundo tem 8,4 bilhões de celulares, mais do que os 8 bilhões de habitantes do planeta. O celular mudou radicalmente nossas vidas, ganhou tela sensível ao toque e colorida, permitindo inúmeros usos, como aplicativos, e incorporou câmera, calculadora… Permite falar, ouvir música, filmar e fotografar, jogar, usar redes sociais, pagar contas e uma lista interminável de tarefas.

Por que se chama “celular”?

A imagem mostra as antenas de celular, que têm um raio de abrangência (um “círculo” até onde vai o sinal). Quando um aparelho se distancia de uma antena e chega mais perto de outra, entra na “célula” dessa nova antena, onde o sinal é mais forte. Daí o nome dado ao aparelho

O telefone celular é um aparelho que utiliza-se de ondas eletromagnéticas para funcionar e gerar comunicação com outros aparelhos, sejam eles físicos ou móveis. Tal fato só é possível pois é um aparelho bidirecional, onde quem está conectado na mesma rede pode tanto ouvir quanto falar.

Ele ainda utiliza dados de determinadas áreas geográficas, que são todas divididas em células, onde cada uma possui um receptor e um transmissor, semelhante a uma colmeia; e desta maneira, cada célula é um raio de ação da estação base – aquelas antenas localizadas em lugares altos –, e estão todas interligadas, por isso utiliza-se o termo “celular”, que vem da topologia do funcionamento rede telefônica móvel.

Para as ondas eletromagnéticas funcionarem e serem difundidas, existem diferentes formas, são elas: 1G, 2G, 3G, 4G e a 5G.

Tendo em vista que o primeiro celular a entrar no mercado foi apenas em 1983, um lançamento da Motorola, o DynaTAC 8000x, ainda era utilizada a rede analógica 1G. Já no final da mesma década e transição para 90, o sistema 2G entrou em vigor e trouxe novidades, inclusive o sistema passou a ser digital, utilizando-se de GSM, TDMA e CDMA. A rede 3G foi utilizada pela primeira vez no Japão, em meados de 2000 e no começo do século até atualmente, os celulares não pararam mais de se desenvolver.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Com grupo quase completo, Inter-SM se prepara para o primeiro amistoso Anterior

Com grupo quase completo, Inter-SM se prepara para o primeiro amistoso

Copa Cesla reuniu mais de 2 mil amantes do pádel em Santa Maria Próximo

Copa Cesla reuniu mais de 2 mil amantes do pádel em Santa Maria

Geral